O mel é um produto delicioso e um aliado no fortalecimento do nosso sistema imunológico, benéfico na prevenção e tratamento de várias doenças. Por causa de sua composição química e das substâncias como os minerais, vitaminas, enzimas e aminoácidos, este produto é muito utilizado pelas pessoas nas gripes e dores de garganta, porém sua utilidade vai bem além.
Você sabia que existem diferentes tipos de mel? Ele muda de acordo com a planta de onde o néctar é recolhido pelas abelhas, dependendo do local da vegetação e também das espécies de abelhas que o produzem.
Ele pode se apresentar com cor, textura e sabor diferenciados. Um mel mais escuro, por exemplo, pode ter uma concentração maior de sais minerais. Confira agora alguns dos tipos de mel mais comuns para você ficar por dentro do assunto.
O mel silvestre não vem de uma florada só, sendo conhecido como de origem multifloral. Mesmo neste caso, acontece de uma planta predominar, porém fica impossível reconhecê-la e, por isso, ele é chamado de mel silvestre.
É um dos tipos de mel mais produzido e consumido e tem um excelente sabor, aroma e qualidade. O mel silvestre é rico em sais minerais, com ação fortificante, calmante e laxativa e pode ser usado também pelas crianças.
Este mel possui uma cor mais escura e seu sabor mais forte. É indicado como expectorante, dilatador dos brônquios, combate a tosse, gripe, asma e bronquite. Auxilia também nas infecções intestinais e vias urinárias.
O mel de laranjeira tem a cor mais clara e sabor cítrico. Seu aroma é bem suave e é indicado como calmante, eficaz contra a insônia. Muito produzido em Minas Gerais e São Paulo e agrada muito os consumidores. Também auxilia no funcionamento do intestino.
O cipó-uva é o nome popular da espécie Serjania lethalis, uma planta nativa encontrada em todas as regiões e nos mais variados biomas do Brasil. O mel desta florada tem sabor bem agradável, é um desintoxicante do fígado e da bílis, auxilia no tratamento de hepatite e também é conhecido como bálsamo para cólicas intestinais e dores renais.
O assa-peixe é uma planta tipicamente brasileira, presente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. O aroma desse mel é muito agradável, juntamente com o sabor. Nas regiões Sul e Sudeste é produzido na primavera e no Nordeste apenas no verão. O mel de assa-peixe é usado como tônico e depurativo do sangue e também atua nas vias urinárias por ser diurético.
Gostou de conhecer os diferentes tipos de mel? Ele é um excelente produto para a saúde, então faça dele seu aliado.
Adquira sempre o seu mel em fornecedores de tradição, que além da produção eficiente e cuidadosa também o armazenam em condições ideais de temperatura e umidade. Visite nossa loja virtual e comece a aproveitar os benefícios desses diferentes tipos de mel.