A pandemia do novo coronavírus acarretou uma retração na economia do Brasil, com o fechamento de muitas empresas e diminuição das atividades em vários setores. Embora isso seja uma constatação de forma geral, os apicultores experimentam um movimento de alta nas vendas de mel e própolis durante a pandemia de covid-19, tanto no mercado interno quanto externo.
O mel e o própolis têm reconhecidas propriedades medicinais, auxiliando principalmente o sistema imunológico no combate de infecções. Dentre essas propriedades, destacam-se as características antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias e antivirais, que reforçam a resposta positiva do organismo no combate aos agentes que causam doenças.
A Associação Brasileira de Exportadores de Mel constatou um aumento de 52% nas exportações do mel brasileiro em 2020, comparado ao ano anterior. Não só dentro do Brasil, mas em todas as partes do mundo, as pessoas têm buscado novos hábitos alimentares, mais saudáveis, e o mel e o própolis são dois dos alimentos naturais que entram como uma ótima opção ao reforço da imunidade.
Considerado um antibiótico natural, com ação antibacteriana, antifúngica, cicatrizante, anestésica, antioxidante e imunoestimulante, a própolis é exportada para vários países e teve sua produção e procura aumentada durante a pandemia do coronavírus, justamente por essas características.
Principalmente a própolis verde tem se tornado um produto de interesse de muitos mercados internacionais. Ela contém uma substância denominada artepelin-C que está despertando a atenção de cientistas sobre sua função no organismo humano. Seu principal benefício é a potencialização do sistema imunológico e a atuação contra doenças infecciosas e, em estudos recentes, também contra a covid-19.
Em janeiro 2021, a Universidade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Universidade de São Paulo (USP), publicou um ensaio clínico sobre o uso do extrato de própolis em pacientes internados no Hospital São Rafael em Salvador (BA) e o resultado foi uma redução no tempo de internação.
Segundo os pesquisadores, não houve eventos negativos, sendo a administração do produto, de forma geral, bem segura. O tempo de internação praticamente diminuiu pela metade nos pacientes que receberam a própolis verde.Agora que você já sabe de todos os benefícios do mel e própolis, visite nosso site para adquirir os seus produtos e começar logo a cuidar da sua saúde!