O mel é um dos alimentos mais completos, com várias propriedades nutritivas e terapêuticas que beneficiam a nossa saúde nos mais diversos aspectos. Rico em antioxidantes, ele ajuda no controle da pressão sanguínea, protege as células do envelhecimento precoce e diminui as chances de doenças cardíacas, pois regula os níveis de triglicerídeos e colesterol, diminuindo o acúmulo de gordura nas artérias.
Esses e tantos outros benefícios do mel são bem conhecidos por muitas pessoas, que já o adotam como um alimento que não pode faltar à mesa, seja para adoçar um chá, suco ou regar frutas e pães, estando presente também nos momentos que uma gripe, resfriado, dor de garganta ou tosse se instala nas crianças ou adultos.
Como adoçante natural, a dúvida recorrente é se ele pode ser usado em uma dieta de emagrecimento. E para a felicidade dos apaixonados por esse produto, a resposta é sim! Isso se dá pelo fato de que o mel possui uma substância chamada palatinose que faz com que ele tenha baixo índice glicêmico, menos calorias e, portanto, engorde menos.
Consumido corretamente, nas quantidades certas, o mel é um grande aliado nas dietas de emagrecimento pois é uma boa fonte de nutrientes. Além disso, ele auxilia o fígado a produzir glicose, regulando os níveis de açúcar do cérebro e ajudando na liberação de hormônios que ajudam na queima de gordura.
Ao consumir o mel nas dietas, há um adiamento daquela sensação de fome e essa maior saciedade evita que o organismo produza gordura. A perda de peso costuma ser uma grande luta porque há consumo de muitos alimentos processados e muito açúcar por parte da população em geral. Consumir o mel e os carboidratos bons aumenta a energia e a disposição, além de garantir mais nutrientes ao organismo.
Além desses benefícios do mel, quando usado antes de dormir, acelera a queima de gordura de forma mais intensa nas primeiras quatro horas de sono, na fase de recuperação do organismo. Substituir o açúcar pelo mel é uma grande vantagem para a saúde, já que ele é um prebiótico potente, ajudando na digestão e no funcionamento dos intestinos, que é também ideal nos processos de emagrecimento.
É uma dieta defendida por dois especialistas escoceses que garantem que o consumo de duas colheres de chá ou uma de sopa de mel pela manhã e antes de dormir – em conjunto com uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos – acelera a queima de gordura.
Mike Mcinnes e Stuart Mcinnes escreveram o livro “A dieta do Mel” e garantem que o consumo do mel nas primeiras e nas últimas horas do dia estimula o fígado a utilizar a energia guardada no organismo, o que contribui para o emagrecimento e para um sono de melhor qualidade.
A saciedade que o mel proporciona ao corpo também é essencial para que não haja aquele estresse comum visto nas dietas e que prejudica o funcionamento do cérebro, já que este quando “está com fome” provoca vontades incontroláveis por açúcar. Então, pode ficar tranquilo e aproveitar de todos os benefícios do mel na sua dieta de emagrecimento. Mas não se esqueça de consumir um mel puro e de qualidade, como o do Apiário Santo Antônio. Visite a nossa loja virtual e garanta já o seu!