Os benefícios dos produtos apícolas são conhecidos desde a antiguidade, como o mel, que contribui para a saúde humana e é um dos únicos produtos produzidos por insetos que o ser humano pode consumir.
Além do mel, outros produtos apícolas com benefícios comprovados para a cura e alívio de sintomas de várias doenças são a geleia real, o pólen e a própolis. Porém, o que talvez você ainda não saiba é que o veneno de abelha também tem um grande poder para a saúde.
O veneno de abelha, conhecido pelo nome de apitoxina, é uma substância química bem complexa e muito utilizada na Apiterapia. Em sua composição são encontradas substâncias como aminoácidos, água, açúcar, histamina, dentre outros componentes, que são indicados para a manutenção da saúde humana.
A Apiterapia é uma forma de terapia natural que utiliza os produtos apícolas – mel, própolis, pólen, geleia real, etc. – para fins terapêuticos no tratamento de doenças como resfriados, gripes, problemas de pele e de articulações.
O principal objetivo da Apiterapia é ajudar o organismo a fortalecer suas próprias barreiras imunológicas, tratando o que não está funcionando bem, tanto emocionalmente quanto organicamente. Um dos principais produtos utilizados pela Apiterapia é a apitoxina, o veneno de abelha.
É o veneno produzido pelas abelhas da espécie Apis melífera que fica localizado no ferrão e tem por objetivo a defesa da espécie. Injetado pelas operárias nos inimigos, a apitoxina possui proteínas, enzimas, lipídios e carboidratos, sendo sua principal e mais usada substância a melitina, uma proteína com grande poder anti-inflamatório.
Para sua extração, as abelhas são estimuladas a ferroar uma membrana, de forma que é possível separar o ferrão e o veneno, que é colocado em um recipiente.
A primeira observação sobre o poder da apitoxina é bem antiga, já que os primeiros apicultores que recebiam muitas picadas das abelhas não apresentavam problemas de reumatismo.
Essa observação serviu de base para que acupunturistas também utilizassem da picada natural das abelhas para o tratamento de artrites, cicatrizes, bursite, tendinite e outras inflamações.
O poder da apitoxina é tão fantástico que só uma das substâncias encontradas nela, a Melitina, é em torno de 200 vezes superior ao corticoide sintético mais potente. Várias patologias podem ser tratadas com essa substância associada à medicina tradicional. Veja suas principais propriedades:
A apitoxina libera endorfinas que são analgésicos naturais do organismo.
O veneno de abelha estimula a produção dos corticoides que atuam combatendo a inflamação.
Substâncias neurotransmissoras como a serotonina, dopamina e a noradrenalina são produzidas no organismo com a ajuda do veneno de abelha.
A apitoxina também estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão sanguínea.
É importante salientar que os tratamentos usando a apitoxina devem ser feitos por especialistas da área, tomando as devidas precauções para que não ocorram reações adversas como as alergias, por exemplo.Incrível como esses seres tão pequenos podem trazer tantos benefícios para nossa vida, não é mesmo? Visite a nossa loja virtual e confira todos os nossos produtos!