As abelhas são insetos fundamentais para garantir a existência da humanidade, afinal elas são responsáveis pela polinização de boa parte dos alimentos que consumimos, além, é claro, dos produtos apícolas que tanto conhecemos, como o mel, a própolis, pólen, geleia real, entre outros.
Porém, a extinção das abelhas tem sido pauta de discussões em todo o mundo, principalmente devido ao uso de pesticidas e agrotóxicos na agricultura, ao desmatamento e às intensas mudanças climáticas consequentes do aumento da emissão de gases do efeito estufa.
A polinização é o processo de transferência dos grãos de pólen da parte masculina das plantas para a feminina, garantindo, assim, a perpetuação das espécies vegetais e a produção dos alimentos que consumimos no nosso dia a dia, como o maracujá, cenoura, café, maçã, soja, feijão, entre outros.
Mais de 87% das polinizações acontecem pela ação das abelhas, que também são essenciais na preservação do meio ambiente e no equilíbrio dos ecossistemas.
O uso inadequado de agrotóxicos e pesticidas, a destruição do seu habitat natural, as queimadas, o desmatamento e as mudanças climáticas são algumas das causas da extinção das abelhas apontadas por cientistas.
Pensando nisso, resolvemos trazer algumas atitudes que você pode tomar a partir de hoje para contribuir para a preservação das abelhas:
O uso desses produtos é a principal causa da morte das abelhas. Por isso, não utilize pesticidas e outros produtos químicos que sejam nocivos às abelhas! Opte sempre por produtos agroecológicos.
Além de serem muito mais saudáveis e uma medida de apoio aos produtores locais, os produtos orgânicos não contêm agrotóxicos que contaminam o meio ambiente e causam a morte de milhares de abelhas.
Outro grande motivo para uma possível extinção das abelhas é a destruição do seu habitat natural. Por isso, apoie atitudes que combatam o desmatamento e plante e cultive flores, temperos e plantas que fornecem alimento para as abelhas, como:
Não mate as abelhas e jamais destrua suas colmeias! Caso seja realmente necessária a remoção de alguma colmeia, principalmente em locais com pessoas alérgicas, solicite ajuda de um especialista.
Os apicultores são essenciais nesse trabalho de preservação das abelhas e, por isso, é tão importante incentivar e apoiar esses profissionais, pois, além do vasto conhecimento sobre esses insetos, eles ainda cultivam inúmeras colmeias e produzem os nossos produtos apícolas tão amados e indispensáveis para o cuidado com a nossa saúde!
Agora que você já sabe como pode contribuir para a preservação das abelhas, visite o nosso site para conhecer a nossa história e conferir todos os nossos produtos!