O mel é um alimento consumido há muitos anos pelos mais diversos povos, com benefícios comprovadamente eficazes para aumentar a imunidade e fonte de energia. Ele é produzido a partir do néctar colhido pelas abelhas operárias de flores e é rico em glicose e frutose.
Considerado um superalimento, ele possui em sua composição elementos como o potássio, ferro, cálcio e várias vitaminas, o que ajuda a combater doenças, é um excelente cicatrizante, expectorante e laxante, além de suas propriedades antifúngicas, antimicrobianas e antibióticas.
Muito bem aceito nas diversas sociedades, o mercado do mel é bem promissor com boas expectativas de crescimento. O Brasil é um grande produtor de mel e visa ampliação de sua produção para atender, também, o mercado internacional.
Em 2021 houve um recorde na produção de mel no Brasil e, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 55, 8 mil toneladas foram produzidas, arrecadando cifras de mais de 850 milhões de reais.
A região sul é onde há maior produção, sendo o Rio Grande do Sul e o Paraná produtores líderes, porém a posição do Brasil em relação a outros países, como produtor, ainda não é de destaque. No entanto, observa-se que como exportador o Brasil tem uma posição melhor.
O mercado internacional de mel tem espaço para crescimento. Segundo especialistas, é possível pensar em um potencial de compra de 250 milhões de toneladas por ano até 2035. Portanto, há muito a fomentar e ampliar a exportação do mel brasileiro neste mercado externo em plena ascensão.
O mel brasileiro é muito bem aceito no mercado internacional e o setor pode e deve se organizar para atender o mercado internacional, ampliando a produção.
O que se observa no mercado brasileiro é que a apicultura vem, de forma geral, como uma segunda fonte de renda e, para pensarmos em uma produção em maior escala, é necessário que haja uma organização dessa atividade como sendo principal, igualando às grandes cadeias produtivas do agronegócio.
A produção de mel no Brasil é uma atividade sustentável e nosso país deve se preparar para ofertar o mel e os outros produtos apícolas durante todo o ano e atender o mercado interno e externo de maneira mais abrangente.
O destino principal das exportações do mel brasileiro são os Estados Unidos, correspondendo a aproximadamente 70% de todo o volume comercializado. No entanto, o plano de ampliação para atender o mercado internacional inclui mais volume exportado para a Alemanha e também para a Austrália.
O Brasil tem as melhores condições de fornecer um mel de ótima qualidade, que já é reconhecido internacionalmente. Isso se dá pelas condições extremamente privilegiadas de nossas matas, sendo que, em muitos outros países, o uso excessivo de agrotóxicos compromete a produção ou a inviabiliza.
O que se observa é que a produção de mel no Brasil vem se destacando no agronegócio brasileiro, passando o Brasil a aparecer entre os principais exportadores deste produto, dando um sentido novo e uma nova dimensão para este negócio.Agora que você já conhece um pouco mais sobre a produção de mel no Brasil, visite a nossa loja virtual para adquirir seu mel e conhecer todos os nossos produtos!