Ao mel, este líquido viscoso e doce, produzido a partir do néctar de flores e enzimas das abelhas, são atribuídos muitos benefícios para a nossa saúde. Conhecido desde a antiguidade e muito consumido pelos mais velhos com chás quando a gripe chega, esse alimento é altamente nutritivo.
Dentre seus benefícios, ele é capaz de fortalecer nosso sistema imunológico, ajudar na digestão e combater a prisão de ventre, além de ser antisséptico, antioxidante, diurético, calmante e expectorante, sendo bastante usado nos casos de tosse.
Mas seus benefícios não param por aí! O mel pode ser usado também na estética, principalmente na pele, sendo excelente para o seu skincare. Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo para entender melhor sobre os benefícios do mel para a pele!
As propriedades curativas naturais e antioxidantes deste produto auxiliam no processo de cicatrização e seus ativos nutrem, acalmam e recuperam a pele danificada. O mel também é um excelente hidratante natural, tornando a pele mais suave.
Presente em vários produtos de beleza, o mel pode fazer um verdadeiro tratamento na sua pele, já que além de ser um hidratante, ele tem várias vitaminas e minerais. São vários os motivos para você começar a usar o mel no tratamento estético de sua pele:
Por ter propriedades antibacterianas, o mel atua como um purificador, removendo as impurezas e limpando profundamente a pele.
Independentemente do seu tipo de pele, o mel vai conseguir hidratar e deixar a pele mais macia e iluminada e, por suas propriedades umectantes naturais e emolientes, ele mantém os níveis ideais de água na pele.
Aqueles primeiros sinais de radicais livres e rugas que são responsáveis pelo envelhecimento da pele podem ser amenizados com o uso do mel.
Por causa de seus ativos hidratantes e também por ser um anti-inflamatório natural, o mel é um aliado contra os primeiros sinais de envelhecimento.
Para a pele com acne, o mel ajuda a combater as bactérias que causam esse problema. As suas propriedades antibacterianas auxiliam na diminuição dos cravos e na desobstrução dos poros e, por ser anti-inflamatório, seu uso na pele ajuda a reduzir a vermelhidão e o inchaço que as espinhas provocam.
Dentre os benefícios do mel para a pele está incluído o seu poder de cicatrização. Por causa da sua capacidade de nutrir e acalmar, além das suas propriedades curativas e antioxidantes, o mel ajuda no processo de cicatrização e recuperação da pele.
Uma dica para aproveitar todos os benefícios do mel para a pele é realizando uma boa esfoliação de mel com pólen, deixando agir por uns dez minutos. O resultado é a remoção da pele morta, limpeza dos poros e hidratação.
Já para os lábios ressecados, uma mistura de mel e aveia, formando um creme, pode ajudar a esfoliar e hidratar.
Ele também pode ser usado puro, diretamente na pele, pelo menos uma vez por semana, atuando como uma máscara. Como é rico em nutrientes, ele vai fazer uma boa hidratação na pele, deixando-a macia e luminosa.Você já sabia desses benefícios do mel para a pele? Visite a nossa loja virtual para adquirir o seu e cuidar da sua saúde por completo!