A própolis é um produto apícola feito de resinas coletadas de folhas e cascas de plantas pelas abelhas que são misturadas com a saliva desses insetos com pólen e cera. Na colmeia, a própolis serve como proteção nas frestas, evitando a entrada e proliferação de microrganismos.
Para o ser humano, a própolis é um antigo conhecido, principalmente para combater sintomas gripais, dor e inflamação na garganta, doenças respiratórias e também é usada como cicatrizante. Com ação anti-inflamatória, antibacteriana, antifúngica e antiviral, a própolis tem ganhado espaço no dia a dia das pessoas desde os tempos mais remotos.
Rico em vitaminas, cálcio, ferro, manganês e outros componentes úteis ao organismo humano, essa substância desde sempre desperta o interesse da ciência e, cada vez mais, os estudos demonstram mais benefícios da própolis para a saúde humana.
Recentes estudos demonstraram que esse produto apícola melhora a imunidade e ameniza inflamação nas pessoas portadoras do HIV. Entenda um pouco mais sobre essas pesquisas e os benefícios que a própolis traz na proteção do sistema imunológico afetado pela infecção do HIV. Continue a leitura!
Em artigo publicado na Revista Biomedicine & Pharmacotherapy, cientistas apontam que o consumo diário de pelo menos 500 miligramas de própolis por pessoas portadoras do HIV pode garantir muitos benefícios para seu organismo e sua saúde.
Já é sabido que as pessoas portadoras do HIV conquistaram uma melhor expectativa de vida com as terapias modernas, um grande avanço da medicina nesta área. No entanto, um dos desafios para a ciência é o problema do envelhecimento precoce desses pacientes, que representa entre 10 a 20 anos se comparado a não portadores do HIV.
O envelhecimento precoce acontece pela ativação constante do sistema imunológico e da inflamação crônica que essas pessoas apresentam e, nos estudos com o uso de própolis, os pacientes foram divididos em dois grupos, um usando placebo e o outro usando diariamente a própolis. Neste último grupo, foi observada uma redução dos radicais livres e aumento do organismo em sua capacidade antioxidante.
De acordo com os pesquisadores, nos pacientes portadores do HIV há um excesso de estresse oxidativo, o que causa processos patológicos importantes. Na busca de produtos e intervenções que possam melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, a própolis tem se apresentado como uma alternativa positiva.
Esse produto apícola é natural, uma resina com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antivirais importantes, sendo seus benefícios comprovados há anos, porém, os estudos em pacientes portadores do HIV são recentes, já que, nesse grupo específico, a própolis ainda não tinha sido usado de forma acompanhada e estudada.
A própolis é eficaz nesses pacientes por causa da sua ação imunomoduladora, ou seja, ele tem ação sobre as células envolvidas na imunidade. Além disso, a capacidade da própolis em inibir a replicação do vírus, capacidade essa já reconhecida em outras doenças virais, foi muito importante para se iniciar o seu uso nos pacientes com HIV.
Os benefícios da própolis para a saúde humana são realmente incríveis, principalmente no que diz respeito à melhoria de nossa capacidade imunológica. Visite a nossa loja virtual e adquira já sua própolis!