O uso da própolis para fins terapêuticos vem de anos na história da humanidade. Civilizações antigas já a utilizavam para combater infecções e como cicatrizante para curar diversas feridas devido às suas propriedades medicinais.
Muitos estudos têm comprovado os benefícios do uso da própolis para fortalecer a imunidade e, neste período de pandemia, essa prática tem se intensificado e muitas pessoas passaram a ter interesse no assunto, já que um dos fatores importantes no combate ao coronavírus é a imunidade alta.
Produzida pelas abelhas, a própolis é uma substância resinosa, que tem por finalidade revestir e proteger a colmeia contra agentes patológicos. As abelhas colhem a resina da flora da região e, combinada com a cera e as enzimas da saliva delas, resulta na própolis que tem cor, sabor e aroma variáveis conforme a origem das plantas e, normalmente, a conhecemos na forma de extrato.
Foram encontrados componentes importantes para a manutenção da saúde dos seres humanos na própolis como: flavonoides, enzimas, compostos fenólicos e terpenos. Além desses, foram notados também vitaminas B1, B2, B6, C e E e vários minerais, entre eles magnésio, cálcio, potássio, sódio, cobre, zinco, manganês e ferro.
Muito difundido entre as pessoas é o uso da própolis para reduzir os sintomas da gripe e resfriado. Isso acontece devido à propriedade antiviral da substância, mas há estudos também sobre o seu uso nos casos de Herpes e outros vírus.
Também são reconhecidas as propriedades terapêuticas da própolis nos casos de bactérias e protozoários, além de seus efeitos anti-inflamatórios, anestésicos e antifúngicos. No caso do sistema imunológico, ela fortalece as células de defesa, aumentando a capacidade de destruição de agentes causadores de doenças.
Ao consumir regularmente a própolis, suas propriedades medicinais interagem com nossas células de defesa, ativando as primeiras reações de resposta imune e estimulando a produção das citocinas que produzem o alerta para que todas as células se preparem para defender o organismo de agentes estranhos.
Nestes tempos de pandemia, estudos foram iniciados com o uso da própolis em pacientes com coronavírus e resultados preliminares apontaram para um menor tempo de internação dos pacientes que usavam a substância e também uma menor taxa de incidência de lesão nos rins, sendo a própolis um dos possíveis agentes bloqueadores da inflamação.
A própolis pode ser usada na sua rotina diária, de 30 a 50 gotas, e você pode fazer a diluição em líquidos, como água, chás, sucos, leite e vitaminas. Outra boa opção é usá-la com frutas ou na água para inalações, gargarejos. Alguns nutricionistas são enfáticos em dizer que podemos nos prevenir e proteger de várias doenças com o uso dessa substância aliada sempre a uma boa alimentação.Por isso, visite a nossa loja virtual e adquira já a sua própolis para fortalecer a imunidade e cuidar da sua saúde e da sua família!