Todos já sabem dos inúmeros benefícios do mel para nossa saúde, porém sempre aparece aquela dúvida: será que esse mel é puro? Como essa qualidade reconhecer no produto? Hoje vamos te dar algumas dicas para reconhecer o mel puro e não ser enganado.
Primeiro, precisamos entender que o mel é puro quando ele não sofre nenhum tipo de adulteração, ou seja, não ocorre o ato de acrescentar e misturar substâncias como xaropes de açúcares e amidos na composição natural do mel. Essa adulteração ou também chamada de falsificação ocorre muitas vezes, pois certas empresas com a intenção de fazer “render” o produto, acabam realizando este processo ilegal e comprometendo os benefícios, nutrientes e propriedades do mel.
Dicas para identificar o mel é puro
Existem muitos vídeos que circulam nas mídias dizendo que para comprovar se o mel é puro ou não, basta realizar testes caseiros como: o teste do fósforo, do iodo e entre outros. Nenhum destes testes caseiros tem comprovação científica, o único método que realmente é capaz de comprovar a pureza do mel é o teste analisado em laboratórios certificados.
Mas aqui vai algumas dicas para você identificar um mel de qualidade. Bom, uma das primeiras coisas que deve ser observado para identificação do mel puro começa no rótulo do produto. Verificar se há um selo ou registro do órgão fiscalizador no rótulo, alguns e xemplos de órgãos fiscalizadores: SIM, SISP, SIF
O próximo passo é verificar a empresa, busque realizar pesquisas através de sites, redes sociais, blogs e até mesmo entrando em contato direto com a empresa para tirar as seguintes dúvidas: Quanto tempo a empresa está inserida no mercado? Possui um responsável técnico pelas Boas Práticas de Fabricação? Realizam análises laboratoriais para comprovar a qualidade do produto?
O último passo é observar o mel depois de comprado, repare se o mel cristalizou, caso tenha ocorrido este fenômeno natural realmente o mel é puro. O período da cristalização varia muito, podendo ser em prazo de semanas ou de meses. Confira quais são os fatores da cristalização em nosso outro artigo publicado recentemente.
Vale lembrar que 99% dos méis adulterados não cristalizam e isso prova mais uma vez que a cristalização é sim um fator capaz de comprovar a qualidade do mel.
O mel é um produto rico em nutrientes e um aliado para nossa saúde e, por isso, não dá para errar na compra deste produto, não é mesmo? Até porque ao comprar um mel adulterado você estará correndo riscos de provocar malefícios à sua saúde.
Adquira seu mel de apiários produtores que sejam de confiança e que prezam pela qualidade de seu produto, conservando o equilíbrio com a natureza. Visite a nossa loja virtual e conheça os nossos produtos!