Seja pelo processo de polinização, responsável pela perpetuação das espécies vegetais e pela produção dos alimentos que consumimos, ou até mesmo pela forma como se organizam e dividem os trabalhos nas colmeias, as abelhas são insetos incríveis e que nos impressionam por sua inteligência e disciplina.
Curiosidade sobre as abelhas é o que não falta, principalmente por elas terem um papel tão importante na natureza. Por isso, entenda um pouco mais sobre como funciona o entrosamento entre as abelhas e as flores.
Segundo pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, as flores conseguem detectar o zumbido das abelhas quando estão se aproximando, como se realmente as escutassem, e, com isso, fazem a produção de um néctar mais doce que o normal.
Essa doçura a mais também é uma estratégia utilizada pelas flores para atrair as abelhas e, dessa forma, contribuir para a sua sobrevivência e reprodução por meio da polinização desses insetos.
Outra curiosidade sobre as abelhas é que elas possuem 5 olhos. São dois que ficam nas laterais da cabeça, chamados de “Olhos compostos”, e que são os responsáveis pela formação das imagens, ou seja, é através deles que as abelhas enxergam as flores.
Os outros três olhos são chamados de “Ocelos” e estão localizados no topo da cabeça das abelhas. Eles são responsáveis pela percepção do ambiente em relação à intensidade luminosa.
As cores são extremamente importantes para que as flores atraiam as abelhas, que só enxergam o azul, verde e ultravioleta. Há uma distância de mais de 1 metro das flores, as abelhas utilizam o fotorreceptor verde, que permite uma visão monocromática e faz com que as flores se tornem visíveis e atraiam as abelhas.
Os ocelos, por perceberem somente a intensidade da luz, ajudam as abelhas a estimarem a hora do dia e calcularem o tempo necessário para voltar à colmeia.
Já parou para pensar em como as abelhas dormem? Talvez essa seja uma curiosidade sobre as abelhas que poucas pessoas conhecem.
As abelhas visitam cerca de 1.000 flores por dia para conseguir extrair pólen e néctar para levarem até a colmeia, trabalham na construção dos favos e na produção do mel, protegem a colmeia, entre tantas outras funções. Então, nada mais do que justo tirarem um tempo para descansar, não é mesmo?
As abelhas não possuem pálpebras, ou seja, elas não podem fechar os olhos e, com isso, é difícil ter a certeza de que estão dormindo. Porém, existem alguns sinais que mostram que estão descansando, como antenas sem se mover, cabeça e cauda dobradas e podem até mesmo cair de lado.
Muitas espécies de abelhas dormem dentro das flores, deixando suas patas para fora, ou em caules de grama, prendendo-se para maior proteção. Já outras dormem dentro de suas colmeias.
Você já sabia sobre essas curiosidades sobre as abelhas e seu entrosamento com as flores? Visite o nosso blog para saber mais sobre o mundo desses insetos tão incríveis!