Você sabia que o mel vem sendo utilizado pelos homens há mais de 10 mil anos? Esse produto doce é a fonte de alimento das abelhas, trazendo vários benefícios comprovados para a saúde.
Utilizado por vários povos ao longo dos anos, o mel, que começou a ser extraído de forma extrativa, com grandes prejuízos às colmeias, passou a ser explorado de uma forma mais profissional, com técnicas modernas de manejo e um maior cuidado com as abelhas, iniciando, assim, o trabalho do apicultor.
Tão comum na vida das pessoas, é raro quem não sabe uma receitinha com mel e seus benefícios, sendo utilizado em chás, principalmente, para afastar resfriados, tosse e dores de garganta. Mas você já parou para pensar como as abelhas produzem o mel? Continue a leitura para descobrir!
As abelhas produzem o mel a partir do néctar que elas recolhem das flores. Mas antes de entender melhor essa mágica, é preciso saber que na colmeia existe uma divisão de trabalho muito bem orquestrada, onde cada abelha tem sua função bem determinada e a coleta do néctar das flores é uma função das abelhas operárias após seus 21 dias de vida.
É interessante notar que apenas uma abelha operária sai, inicialmente, para buscar uma fonte de alimentos (flores e vegetação). Quando encontram, voltam à colmeia para avisar às outras e essa informação é feita através da dança, onde ela vibra seu abdômen e as companheiras já entendem a direção e a distância que estão da fonte de alimentos, além de saberem se é uma fonte abundante ou não.
A abelha, quando coleta o néctar das flores, armazena em uma estrutura interna do corpo chamada “papo”. Neste mesmo órgão, o néctar entra em contato com duas enzimas: a invertase e a glicose oxidase.
Quando esse reservatório está cheio, a operária pega o caminho de volta para a colmeia e, enquanto voam de volta, as enzimas começam a transformar o açúcar presente no néctar. Porém, o processo não termina aí!
Ao chegarem na colmeia, o material trazido no reservatório é transferido para abelhas mais jovens e elas processam o néctar, onde as suas enzimas continuam a quebrar os açúcares mais complexos presentes no néctar e os transformam em açúcares mais simples.
Esse processo torna o néctar mais fácil de ser digerido pelas abelhas, além de o proteger de bactérias. Depois dessa etapa, as abelhas espalham esse produto nos favos de mel, onde a água é evaporada – e nesse processo, elas ajudam batendo as asas, o que faz a água evaporar ainda mais rápido, tornando uma calda mais espessa, que já podemos chamar de mel.
Para a colônia, o mel é um alimento utilizado, principalmente, nas estações menos favoráveis, como no inverno, garantindo a sobrevivência na colmeia. Como o manejo hoje em dia é cuidadoso, as abelhas não sofrem com a retirada do mel, já que os apicultores sérios se responsabilizam por manter fonte de flores e vegetação para a coleta do néctar.
Você já sabia como as abelhas produzem o mel? É super interessante o processo! Agora que você matou sua curiosidade, visite a nossa loja virtual para garantir o seu mel e cuidar da saúde e toda a família!