Muito utilizado como aliado nos casos de resfriado, tosse e dor de garganta, o mel é também um superalimento, grande fonte de nutrição e energia e, como tal, é um excelente aliado para o rendimento esportivo.
Produzido a partir do néctar das flores, que é retirado e polinizado pelas abelhas, esse alimento natural tem propriedades medicinais que ajudam o funcionamento do nosso organismo. Dentre os seus elementos de composição estão as vitaminas, os minerais e, em sua maioria, o açúcar (glicose e frutose).
A glicose participa dos nossos processos metabólicos que fornecem energia ao organismo e o mel ajuda a manter o nível desse açúcar circulando no sangue, cooperando para um bom rendimento. No caso de atletas e na prática de exercícios físicos, o mel se torna um grande aliado e, por sua vez, as vitaminas presentes nesse produto são importantes para a recuperação muscular e física.
Alguns dos principais benefícios do mel para a nossa saúde são:
Para um bom desempenho esportivo, ter energia para um treino ou competição é fundamental. O mel é uma substância energética ótima para o antes, durante e depois dos exercícios físicos, proporcionando um desempenho satisfatório.
Além da energia fornecida de forma instantânea, o mel consumido no pós-treino, combinado com alguma fonte de proteína, ajuda na regeneração dos músculos, já que garante a absorção dos aminoácidos e dos nutrientes necessários para que isso aconteça.
Quando se pratica exercícios físicos, há um gasto de energia que é coletada das reservas de glicose do nosso organismo, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue caiam. Ao ingerir o mel é possível recuperar a glicose gasta e fornecer, novamente, energia para o funcionamento do organismo.
Há pessoas que consomem alguns produtos industrializados para obter energia de forma rápida quando praticam os exercícios físicos, porém esses produtos são refinados, não sendo ideais para a saúde. O mel é de fácil absorção pelo organismo, atuando na função digestiva e facilitando a captura de nutrientes como magnésio e cálcio.
Na recuperação muscular e física, as vitaminas B1, B2, B3, B5 e C presentes no mel são, realmente, valiosas.
No pré-treino – 30 a 60 minutos antes – é possível incluir o mel em iogurtes ou na tapioca, assim será possível fornecer energia para a prática dos exercícios. Quando associado a uma fonte de proteína ou fibras, quem treina evita o pico de insulina, já que há uma redução da carga glicêmica.
No pós-treino, o mel poderá ser usado com torradas e frutas, produzindo um efeito calmante nos músculos por causa de suas propriedades anti-inflamatórias. Além disso, os carboidratos presentes nesse superalimento ajudam na reparação das fibras musculares.
Quer aproveitar todos os benefícios do mel para a sua saúde? Visite a nossa loja virtual e adquira já o seu!