O inverno chegou e com ele é normal vermos muitas pessoas ainda com dúvidas se o mel puro cristaliza e dizendo erroneamente que o mel “açucarou”. Muitas, inclusive, até jogam o mel fora por pensarem que ele estragou ou por não gostarem de comê-lo nessa textura mais pastosa.
Mas por que será que isso ocorre? Será que o mel estraga quando cristalizado? É possível reverter esse processo sem prejudicar a qualidade do mel? Continue a leitura deste artigo, pois vamos esclarecer todas as suas dúvidas e te explicar porque o mel puro cristaliza!
Não, muito pelo contrário! A cristalização do mel é um processo natural e que pode garantir a sua pureza. Porém, é importante ressaltar que, dependendo da florada do mel, esse processo de cristalização pode não ocorrer ou acontecer de uma forma mais lenta.
A cristalização ocorre porque o mel contém inúmeras substâncias, entre elas os aminoácidos, vitaminas, minerais e os monossacarídeos, como a glicose e a frutose. Quando há a separação desses monossacarídeos, principalmente em função da baixa temperatura e umidade do ambiente, as partículas se transformam em pequenos cristais.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o mel puro cristaliza e essa cristalização garante que ele não passou por nenhum processo de adulteração em sua formulação, como adição de glicose comercial, calda de açúcar ou melado de cana, que inclusive é uma prática criminosa, passível de multa e até mesmo prisão.
De forma alguma! Você pode ficar tranquilo, pois a cristalização do mel não interfere em nada na qualidade dos seus nutrientes. Suas propriedades continuam intactas, o que muda é somente o seu aspecto.
Muitas pessoas gostam dessa textura cristalizada, pois fica uma delícia para passar em torradas, pães, biscoitos e em outros alimentos. Porém, se esse não é o seu caso, com algumas dicas simples você transforma seu mel cristalizado em líquido novamente. Confira:
Além de não expor em temperaturas altas, como em água fervente ou micro-ondas, para conservar o mel é necessário mantê-lo em um local fresco e seco e com o frasco sempre muito bem fechado.
Também é importante que você não guarde o mel em recipientes com cheiros de outros alimentos para que ele não absorva esses aromas e nem utilize utensílios sujos, como colheres, para retirá-lo da embalagem.
Agora que você já que o mel puro cristaliza, lembre-se sempre da importância de adquirir produtos em locais de confiança, como aqui no Apiário Santo Antônio, que você tem a garantia de que todos os produtos são legítimos e com qualidade inigualável. Visite a nossa loja virtual e adquira o seu!