Quem nunca passou pela situação de comprar um pote de mel e algum tempo depois percebeu que ele cristalizou? Será que isso é ruim? Vamos então às explicações!
Em sua composição natural, o mel contém diversas substâncias, como vitaminas, minerais, aminoácidos e monossacarídeos, os quais destacamos a frutose e a glicose. Quando esses monossacarídeos entram em contato com o hidrogênio do ar, ocorre uma reação natural e as partículas se tornam pequenos cristais sólidos e aglutinados, processo chamado de cristalização.
A cristalização do mel, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é um sinal de que o mel é 100% puro, legítimo e que não passou por nenhum tipo de processo que o fizesse perder suas propriedades e nutrientes.
O tempo para a cristalização do mel depende de diversos fatores, como a temperatura da região, o teor de água presente no mel e também fatores relacionados à flor e ao néctar, que são capazes de determinar o teor de glicose e frutose presentes no mel, alterando, assim, a velocidade de cristalização.
Em muitos casos, o mel é adulterado e nele é adicionado a glicose comercial, melado de cana ou calda de açúcar, o que faz com que não ocorra a cristalização do mel, mesmo sob baixas temperaturas, mantendo-o em seu estado líquido.
Ou também pode ocorrer de o mel ser levado a altas temperaturas, fazendo com que se descaracterize e perca inúmeras de suas propriedades, além de alterar o seu sabor.
Caso o seu mel cristalize, ele pode ser aquecido ao sol ou em banho-maria, na temperatura de 35° C e o tempo variável. Porém, é importante lembrar de controlar bem a temperatura para que o mel não perca suas propriedades benéficas.
Não utilize o micro-ondas para reverter a cristalização do mel e não o guarde na geladeira, pois isso acelera o processo de cristalização.
A cristalização é uma das formas de saber se o mel que está adquirindo é puro ou não. Além disso, outro fator que contribui para a identificação da legitimidade do mel é certificar-se de que o apiário tenha registro e licença regulamentado pelo órgão fiscalizador, se existem análises laboratoriais do produto e se há a presença de um veterinário responsável pelas boas práticas de manuseio.
Portanto, tenha cuidado na hora da compra do seu mel. Lembre-se que a cristalização do mel é um sinal de que ele é puro e de boa qualidade.
Adquira seu mel sempre em lugares de confiança como o Apiário Santo Antônio. Aqui garantimos a qualidade e legitimidade dos nossos produtos, além do sabor inigualável!
Entre em nossa loja virtual e conheça os nossos produtos.