Esse pequeno inseto possui dois pares de asas, vivem em colmeias onde existe uma única rainha e cerca de 25.000 operárias e tem, em média, um ciclo de vida entre 28 a 48 dias, excetuando-se a rainha, que pode viver até 5 anos. São responsáveis por fabricarem o mel, a própolis, a cera, a geleia real, o pólen e inúmeros outros alimentos ainda pesquisados. Mas não é só por causa desses produtos que sua extinção é preocupante.
As abelhas são as principais polinizadoras na natureza. Polinizar é o processo de transferência do grão de pólen da parte masculina de uma planta para a parte feminina, garantindo a reprodução da espécie e sua multiplicação e também grande parte dos alimentos usados por nós.
As abelhas são responsáveis pela reprodução e perpetuação de vegetais, garantindo alimentos, mantendo o equilíbrio dos ecossistemas e seu desaparecimento traria consequências desastrosas para a humanidade.
Podemos imaginar que não seria nada bom para a humanidade não ter as frutas, os vegetais e outros alimentos. Sem o trabalho de polinização das abelhas, um colapso na teia alimentar poderia acontecer e essa preocupação é um fantasma a rondar a humanidade, principalmente, porque há um risco de extinção desses importantes agentes da natureza.
Um dos motivos desse risco de extinção se dá por causa do uso de agrotóxicos nas plantações, afetando diretamente as abelhas quando vão fazer o serviço de polinização. Um efeito bem tóxico da utilização desses produtos para elas é uma desordem que faz com que esqueçam o lugar das suas colmeias, causando-lhes a morte e dizimando colmeias inteiras.
Outro ponto responsável por cooperar na extinção das abelhas é o desrespeito de alguns apicultores às regras de manejo das colmeias, principalmente à regra de distanciamento entre as colmeias, que deve ser de dois metros para abelhas pequenas e de quatro para as grandes. Não respeitar essa distância provoca competição entre as abelhas e muitas morrem por má nutrição.
Veja o que pode ser feito para não avançarmos na extinção das abelhas:
Esses pequenos seres são gigantes para a vida na Terra. Sem as abelhas a humanidade ia perder muito dos alimentos produzidos, já que pesquisas apontam que dois terços deles tem a ajuda da polinização feita por elas. Alguns acreditam que sua extinção acarretaria a extinção humana dentro de quatro anos.
Você conhece o Apiário Santo Antônio? Visite o nosso site e conheça nossa história. Não deixe de conferir nossa loja virtual.