Natural e saboroso, o mel agrada o paladar da maioria das pessoas e tem grandes benefícios para a saúde, sendo capaz de fortalecer o nosso sistema imunológico e combater diversos tipos de infecções.
Conhecido desde os mais remotos tempos e presente na mesa de grande parte dos brasileiros, o mel tem ação antisséptica e antioxidante, além de ser um excelente diurético, calmante e expectorante, agindo, principalmente, no combate dos sintomas de gripes, resfriados e dor de garganta.
Estudos feitos por especialistas apontam mais de 150 substâncias encontradas na sua composição, variando de acordo com a região geográfica e das flores das quais ele foi feito.
Mas uma dúvida que muitos consumidores ainda têm é se realmente o mel é mais saudável que o açúcar e se é possível fazer a substituição na hora de adoçar sucos, chás, café, etc. Se essa também é sua dúvida, continue a leitura deste artigo!
O mel é um produto rico em frutose e glicose, que são tipos de açúcares. Porém, segundo alguns nutricionistas, mesmo sendo feito à base de açúcares, ele é melhor para nossa saúde, já que o organismo gasta mais energia para processá-lo, tornando-o menos calórico.
Reconhecido como adoçante natural e um ótimo substituto do açúcar industrializado, o mel pode ser usado nos mais diversos pratos de nosso cardápio, seja em chás, saladas, café, sucos, panquecas, dentre outras opções.
O mel se torna um aliado na substituição do açúcar comum porque nosso corpo precisa quebrar os alimentos e transformá-los em glicose para obter fonte de energia para funcionar e o mel precisa de mais tempo do organismo para esse processo, o que nos faz gastar mais energia.
O açúcar branco, por exemplo, é uma substância muito fácil de ser quebrada e o organismo faz isso com maior rapidez, acumulando, em forma de gordura, o que sobrou desse processo, sendo mais calórico e facilitando no ganho de peso.
Além disso, o mel tem outros nutrientes que são benéficos para o organismo como o ferro, o cálcio, o magnésio e o potássio, que ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico.
O açúcar branco ou refinado pode aumentar muito os níveis de glicose no nosso sangue e trazer consequências sérias para nossa saúde e uma das alternativas para substituí-lo é usando o mel. Para fazer essa substituição, algumas dicas são importantes:
Agora que você já sabe que o mel é mais saudável que açúcar, inclua-o sempre na sua rotina, pois traz grandes benefícios para a saúde. Visite a nossa loja virtual para adquirir o seu!