É quase improvável alguém não conhecer os produtos apícolas, especialmente o mel e a própolis, que estão presentes na mesa dos brasileiros e contribuem para os cuidados com a nossa saúde.
Além desses produtos, também podemos citar a geleia real, a cera, o pólen e até mesmo o veneno da abelha, que tem sido muito associado à medicina integrativa pelas suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antidepressivas e hipotensoras.
Continue a leitura para entender o que é a apicultura, sua história e como ela é importante para a nossa vida!
Há registros da prática da apicultura desde o Antigo-Egito, Mesopotâmia e Grécia, há cerca de 4.400 anos, onde os egípcios utilizavam potes de barro para colocar as abelhas. Porém, como era um tipo de cultivo bem primitivo, acontecia muitas vezes de até matarem o enxame para extraírem os produtos.
Por isso, até mesmo pela falta de conhecimento, a apicultura ainda era muito pouco explorada e, consequentemente, os produtos apícolas eram pouco conhecidos e utilizados.
No Brasil, a apicultura foi introduzida em 1839, no Rio de Janeiro, pelo padre Antônio Carneiro que trouxe diretamente de Portugal cerca de 100 colônias de abelhas da espécie Apis Mellifera. Já entre 1845 e 1880, alguns imigrantes alemães e italianos introduziram outras raças de Apis Mellifera nas regiões sul e sudeste do país.
Mas, nesta época, a prática era realizada apenas por hobby e para a produção de cera e as colmeias eram mantidas nos quintais, sendo assim, o manejo ainda era bastante rudimentar e com poucas técnicas de manejo das colmeias.
A apicultura é a prática responsável, amplamente difundida no Brasil, de criação e manejo das abelhas para a produção de produtos apícolas, como o mel, a própolis, geleia real, cera de abelha, pólen, entre outros.
É uma técnica realizada por um profissional chamado apicultor, que é responsável pelo correto manejo das colmeias e por colher os produtos sem prejudicar as abelhas.
Para a realização da apicultura, são necessários alguns equipamentos de segurança para não colocar a vida do apicultor em risco, como macacão feito de algum tecido bem grosso, máscara de pano com tela metálica ou de nylon preto, botas de borracha ou de couro, luvas específicas e demais utensílios.
Agora que você conheceu a história e entendeu o que é apicultura, vamos falar de sua importância para todos nós.
A apicultura é uma prática sustentável e que contribui com a preservação do ecossistema, afinal, as abelhas, através da polinização, são essenciais para o crescimento das árvores, flores e outras plantas, além de serem primordiais para a agricultura e produção de alimentos, como frutas, legumes e grãos.
Além disso, a apicultura garante os produtos apícolas que tanto amamos e que são tão importantes para os cuidados com a nossa saúde.
Gostou de saber o que é a apicultura e toda sua história? Aproveite para visitar o nosso site para conhecer o nosso trabalho e os nossos produtos!