Além de ser um dos mais perfeitos modelos de sociedade, uma colmeia também é um exemplo original de organização do trabalho, uma maravilhosa engenharia da natureza que encanta a muitos.
A colmeia é uma organização social, dividida em castas e com uma hierarquia bem clara. Todos os indivíduos desta sociedade – rainha, zangões e operárias – têm papel bem definido, com trabalhos distintos.
Vivendo em colônias, as abelhas são insetos sociais com papel relevante no planeta, contribuindo com a produção de alimentos através da polinização. Cada abelha está adaptada ao seu papel e, para entender mais sobre qual a função da abelha rainha, zangão e operárias na colmeia, continue a leitura deste artigo!
São os machos responsáveis exclusivamente pela reprodução. Eles fertilizam os ovos das rainhas para multiplicar os enxames. Geralmente, uma colmeia abriga entre 30 a 60 mil indivíduos.
Os zangões têm estrutura maior e são mais fortes que as demais abelhas e não possuem ferrão. Além disso, por causa de sua maior capacidade olfativa, conseguem ser bem eficientes para localizar rainhas em seu voo nupcial.
Apesar de parecer ter vida boa, eles acabam morrendo após o acasalamento. Isso determina bem que sua única função é fecundar a rainha e nada mais.
Responsável pela postura dos ovos, a abelha rainha é a principal personagem das colmeias, responsável pela reprodução e pela sobrevivência das colônias.
O ciclo de vida das abelhas operárias é curto e, por isso, as rainhas se responsabilizam pela produção de ovos que se tornarão novas rainhas, operárias ou zangões. A colmeia depende disso para se manter.
Por causa de sua capacidade fértil e função reprodutora, as abelhas rainhas recebem um tratamento diferenciado, sendo alimentadas com a geleia real, um alimento rico que garante o bom desempenho da abelha rainha e de seu papel de povoar a colmeia.
Seu papel é tão bem definido, que apenas sua presença na colmeia faz com que as coisas funcionem bem e organizadas. A ordem social na colmeia é conseguida através de substâncias que as rainhas liberam e são capazes de “informar” aos outros membros da colônia que ali existe uma rainha.
Com estrutura corpórea duas vezes maior que as operárias, ela é capaz de colocar em torno de 2500 ovos por dia. Seu ciclo de vida total pode chegar até quatro anos de idade.
As obreiras das colmeias, as abelhas operárias são as responsáveis por todo o trabalho realizado na colônia. Para elas ficam as funções de faxina, defesa, coleta de néctar e pólen, alimentação das larvas, produção da cera, do mel, da geleia real e tudo mais.
As tarefas são revezadas entre a população das operárias de acordo com suas idades. No começo da vida, até os cinco dias, elas limpam os alvéolos. Do 5º ao 11º dia, alimentam as larvas. Então, até o 18º dia, produzem a cera. Do 18º ao 21º dia protegem a colmeia e somente então, a partir do 21º dia de vida, podem partir para a coleta de alimentos fora da colmeia.
O ciclo de vida das operárias duram em torno de 45 dias e elas terminam seus dias na função de coletar néctar e pólen e trazer para a colmeia.
Você já sabia qual a função da abelha rainha, do zangão e das operárias na colmeia? É incrível a forma como se organizam e realizam as tarefas, não é mesmo?
Visite o nosso site para descobrir mais curiosidades sobre as abelhas e conhecer os nossos produtos!