O mundo reconhece o grande valor das abelhas para a vida no planeta. As abelhas são pequenos insetos que, além dos vários produtos que produzem e que são usados pelos seres humanos, têm o grande papel de polinizar.
A polinização é de grande importância para a produção dos alimentos, já que é por ela que há formação de novas plantas, frutos e sementes e, em torno de 80% desse serviço, é realizado pelas abelhas. Dessa forma, esses insetos são essenciais para a biodiversidade e para o equilíbrio dos ecossistemas.
A picada é dolorosa e o ataque de um enxame de abelhas a uma pessoa pode ser fatal. No entanto, as abelhas não são agressivas e só atacam para se defender de ameaças à colmeia. Sua arma é o ferrão e nas abelhas sem ferrão a defesa é feita através de mordiscadas na pele e secreção de substâncias que queimam.
Em pessoas alérgicas, uma picada de abelha pode trazer graves consequências e ela deve ser socorrida imediatamente e levada a um hospital. Geralmente, nessas pessoas, os sinais da reação alérgica aparecem logo após a picada, podendo provocar urticária, inchaço de lábios e olhos, vômitos, dificuldade em respirar, dentre outros.
Para as pessoas não alérgicas, a picada provoca dor e inchaço no local e, nesses casos, pode-se usar um antisséptico no local e aplicação de gelo para diminuir o inchaço e aliviar a dor. Pode-se usar também uma pomada para picada de inseto também.
Na maioria das vezes, casos de acidentes em áreas urbanas estão relacionados com colmeias criadas pelas abelhas em móveis descartados em fundos de quintais, forros das casas, árvores ocas, etc.
No caso de aparecer um enxame de abelhas em sua casa, a primeira providência é se afastar, buscando fazer o mesmo com os familiares e animais. Também é preciso procurar a ajuda de profissionais da área, como os apicultores, que são profissionais com equipamentos de segurança adequados e especializados na remoção de colmeias. Jamais tente fazer a remoção por sua conta e nem utilize fogo para afugentá-las.
Principalmente no verão, é comum aparecer um enxame voador, parecendo uma bola ou uma nuvem de insetos. São famílias de abelhas à procura de um novo local para formar uma colmeia e, de modo geral, esses enxames não atacam, porém é recomendado que as pessoas não se aproximem e evitem fazer barulho e logo elas seguirão seu destino.
No caso extremo de uma pessoa ser perseguida por um enxame de abelhas, segundo o Corpo de Bombeiros, é recomendado que a pessoa:
Lembre-se sempre da importância desses insetos para a sobrevivência na terra e jamais extermine as abelhas!